Quem nunca olhou para cima, numa bela e quente noite de verão, com o céu estrelado, e, suspirou admirado com bem-estar, por ter sobre sua cabeça, tamanha beleza?

Pois é.. O universo vai muito além daquilo que podemos ver.. Nesse post, terá um pouquinho sobre a nebulosa de Órion, a qual é envolta em grande mistério e ao mesmo tempo, grande beleza..
Primeiramente, o que é a nebulosa de Órion?
Segundo a Wikipédia, “A nebulosa de Órion (também denominado nebulosa de Orião), também descrita como M42 ou NGC 1976, de acordo com a nomenclatura astronômica, é uma nebulosa difusa que se encontra entre 1500 e 1800 anos-luz do Sistema Solar. Foi descoberta por Nicolas-Claude Fabri de Peiresc em 1610 (anteriormente havia sido classificada como estrela - Theta Orionis). Existem muitas outras (fracas) nebulosas ao redor da nebulosa Orion e existem muitas formações de estrelas na região.
A nebulosa Orion é, provavelmente, a nebulosa mais ativamente estudada do céu. O seu nome provém da sua localização na constelação Orion. Possui 25 anos-luz de diâmetro, uma densidade de 600 átomos/cm³ e temperatura de 70 K. Trata-se de uma região de formação estelar: em seu interior as estrelas estão nascendo e começando a brilhar constantemente.
Há uma enorme concentração de poeira estelar e de gases nessa região, o que sugere a existência de água, pela junção de hidrogênio e oxigênio.”
Você também poderá encontrar o seguinte texto no site da Nasa (em inglês)..:
“Em uma das imagens astronômicas mais detalhadas já produzidas, o Telescópio Espacial Hubble capturou uma visão sem precedentes na Nebulosa de Orion. Esta região turbulenta de formação estrelas é um dos mais dramáticos e fotogênica astronomia objetos celestes.
Mais de 3.000 estrelas de vários tamanhos aparecem nesta imagem. Alguns deles nunca foram vistos em luz visível. As estrelas residem em uma paisagem de poeira e gás-dramático de planaltos, montanhas e vales que são uma reminiscência do Grand Canyon. A nebulosa de Orion é um livro ilustrado de formação de estrelas, a partir do maciço, jovens estrelas que estão a moldar a nebulosa para os pilares de gás denso que pode ser a casas de estrelas de brotamento.”
Confira o espetáculo:


































0 Manifestações:
Postar um comentário